Que as oleaginosas trazem inúmeros benefícios para o nosso organismo, você já deve estar cansado de saber.
😬Mas, se você acha que tudo isso é sinal verde para você comer as oleaginosas à vontade, é bom pensar duas vezes!
🔷Veja a seguir os riscos que o excesso do alimento pode acarretar para sua saúde.
⚠️Intoxicação: castanhas mal armazenadas podem conter aflatoxina, um fungo que causa danos ao fígado.
😨A aflatoxina, após ingestão é absorvida no intestino e transportada ao fígado, onde é metabolizada. A sua toxicidade pode assumir a forma aguda ou crônica.
👀Por isso, é sempre bom ficar de olho no fabricante , e se o local de venda apresenta boas condições de higiene, combinado?
🔹O pistache por exemplo, é alvo de fungos que enquanto decompõe os alimentos produzem micotoxinas, e a aflatoxina (que também é encontrada no milho e em nozes, além das castanhas). Os fungos alteram a aparência delas, sendo fáceis de identificar.
‼️Procure prestar atenção quando for ingerir, porque mesmo as castanhas sendo vendidas dentro do limite não tóxico, a armazenagem enquanto ela estiver na sua casa pode provocar uma contaminação.
❌Atente sempre para sua aparência e textura. Quando vencidas, geralmente apresentam consistência amolecida e sabor rançoso.
🤢Em alguns casos, é possível observar a presença de fungos que são tóxicos ao organismo. Percebendo essas alterações, evite o consumo.
❌ evite comprar a granel, não sabemos quanto tempo ela esta exposta ali.
🫙Na sua casa, armazene em recipientes limpos, secos e bem fechados, evitando assim a contaminação delas e aumentando sua validade e qualidade.
🤔Você come frequentemente as oleaginosas?